Categorias
Artigos

Controle de Acesso: entenda como ele pode melhorar a segurança da sua empresa

O controle de acesso é algo extremamente importante a ser considerado em se tratando de um negócio com grande movimentação de pessoas. Independente do tamanho do tamanho da empresa e da quantidade de funcionários, isso é fundamental não só para manter a integridade física dos funcionários, mas também para garantir a sua saúde e dos clientes.

No atual momento em que vivemos com uma pandemia a nível global. É fundamental ter o controle de quantas pessoas adentram em um local, para evitar o contágio. A produtividade no ambiente de trabalho também é algo que o controle de acesso pode ajudar.

Porque com um controle de acesso o fluxo de pessoas é reduzido e o número de distrações também é moderado. Mas, além disso, existem vários outros motivos para se ter um controle de acesso na empresa. Confira tudo isso a seguir.

Controle de acesso

Para entender melhor quais são os benefícios e como um controle de acesso funciona, vamos tentar entender o que é um controle de acesso. 

De modo geral um controle de acesso é a forma utilizada para saber exatamente quantas pessoas entraram num recinto, que pode ser uma empresa, hospital, comércio entre outros.

Essa forma de controle varia de acordo com o ambiente e do que cada grupo de pessoas vai fazer no local. Um hospital, por exemplo, o controle de acesso precisa ser focado na entrada e saída de pacientes e visitantes. Neste caso deve-se ter um controle dividido em três níveis, um para cada função. 

De modo que um visitante só terá acesso aos quartos dos pacientes e não a área administrativa. Os pacientes só saiam do hospital com a permissão dos médicos. Já os funcionários têm acesso aos ambientes respectivos a sua área de atuação. Com tudo, é uma excelente forma de limitar o acesso dos funcionários e dos clientes de uma empresa.

Como funciona um controle de acesso

Há algum tempo o controle de acesso era feito através de listas manuscritas, as folhas de ponto ou listas de presença. Mas essas listas eram passíveis de erros, porque um funcionário podia passar-se por outro, alguém podia entrar num prédio passando-se por outra pessoa.

Com tudo, as formas de fazer o controle de acesso evoluíram, e hoje pode-se fazer isso de maneira precisa e eficiente, de modo que não haja fraudes e nem enganos. Atualmente existem uma infinidade de softwares e empresas especializadas nesse tipo de serviço. 

Para entendermos melhor como esses softwares funcionam vamos usar como exemplo uma empresa de telefonia. A implantação do software é feita através de leitores de crachás e catracas, nos principais pontos de acesso da empresa.

Todos os leitores têm o mesmo software de controle de acesso instalado, a diferença está na configuração deles. O leitor da portaria consegue fazer a leitura de dois tipos de crachás, o de funcionários e o de clientes.

Já o leitor instalado no corredor de acesso a diretoria, só dá acesso a funcionários da diretoria. Não permitindo a entrada de clientes e nem de funcionários que não sejam da diretoria. O mesmo acontece em todos os setores da empresa.

Com tudo, as entradas e saídas são armazenadas no banco de dados do software. 

Benefícios de ter um controle de acesso na empresa

O uso do controle de acesso  oferece uma série de benefícios que vão além de controlar a entrada e saída da empresa. Esse controle consegue promover desde a segurança dos funcionários até o aumento na produtividade. Com tudo, confira os benefícios de utilizá-lo dentro da empresa:

Controle epidemiológico

Em tempos de pandemia, é imprescindível ter um controle de acesso. Porque assim é possível limitar o número de pessoas que adentram no local. E assim evitar o contágio não só do novo Coronavírus, mas também de outras doenças, como sarampo, catapora…

Segurança

É possível fornecer aos funcionários uma maior segurança, preservando a sua integridade física e moral. 

Uma vez que as chances de serem furtados são reduzidas e as chances de acontecer algo que venha a ferir a integridade moral, como estupros e assédio das funcionárias também reduzem. 

Agilidade

Fornece uma maior agilidade no ambiente de trabalho, porque não é necessário levar tanto tempo para transitar de uma área para outra da empresa. 

A análise do banco de horas trabalhadas de cada funcionário também é feita de maneira muito mais rápida e evita erros na contabilização das horas trabalhadas. 

Aumento na produtividade

Controlando o acesso à sua portaria,  tem-se uma maior produtividade, porque o funcionário de um setor não interfere no trabalho do outro. E sem essa interferência o trabalho não é interrompido, consequentemente tendo uma produtividade maior.

Economia

Ele permite um maior controle do horário de entrada e saída dos funcionários. E com isso tem-se uma economia maior, porque não há o desperdício de verba, pagando horas extras indevidamente.

Categorias
Artigos

Segurança no condomínio: dicas para garantir o cuidado pós Covid-19

Você sabe quais as medidas tomar de segurança no condomínio pós covid-19? Se você ainda não pensou nisso é preciso começar a avaliar as mudanças que a partir de agora, todos do condomínio devem ter.

Essas medidas de segurança no condomínio pós covid-19 devem ser tomadas por todos, desde a organização dos síndicos e administradores, mas também por todos os condôminos. Medidas essas que evitarão muito problemas.

Mudança de hábito nos condomínios para melhorar a segurança no condomínio pós Covid-19

Algumas ocorrências mudam nossas vidas e levando em consideração devemos criar novos hábitos para que possamos manter uma segurança na nossa rotina.

Se a gente pensar em condomínios, nós podemos citar, por exemplo, a crise hídrica de 2014 que nos fez olhar de uma forma mais responsável para o consumo de água. Entretanto a segurança no condomínio pós covid-19 deve ser dever de todos.

E vamos te mostrar várias dicas que todos possam fazer para evitar problemas futuros.

O que administradores e síndicos podem fazer pela segurança do condomínio

O dever do síndico é zelar pelo bom funcionamento de todos os condôminos entretanto, a pandemia trouxe muito mais trabalho para essa administração e também ensinou muito sobre todas as medidas de segurança e higiene.

Medidas essas que precisam ser mantidas para que todos possam continuar zelando pela sua segurança e também do bom convívio, esse papel de manter a segurança no condomínio pós covid-19 começam pelo síndicos.

Reuniões informativas

Essas reuniões devem ser feitas para avisar e expor a todos, todas as medidas que irão continuar mesmo após a pandemia, e também cabe ao síndico informar aos condôminos que, caso não cumpram as regras, terá penalização.

Utilizar tecnologia

O síndico profissional vai sair da estrutura clássica para um formato com mais tecnologia e empatia, onde esse relacionamento com seus condôminos serão mais próximos e mais ágeis da maneira digital.

Cabe ao síndico fazer uma videoconferência dessas reuniões, pois eles facilitam a presença de quem não pode estar pessoalmente,  e abrem a porta às assembleias virtuais. Hoje essas medidas são pela questão da pandemia mas, que no futuro serão úteis para aumentar a participação dos condôminos.

As assinaturas de contrato em formato unicamente digital vai facilitar o processo dando segurança jurídica e reduzindo ainda sem uso de papel, gerando uma grande economia.

Equipe de limpeza paramentada

Manter a equipe de limpeza com equipamentos de segurança ajudará muito, e claro que após a pandemia, não serão necessários tantos EPIs, mas a equipe de limpeza estará em contato direto com os mais variados lixos.

Então é necessário fazer com que essa equipe continue trabalhando de forma segura para manter o ambiente limpo e sem contaminações.

Qual o dever dos condôminos?

Nós sabemos que a maior responsabilidade de manter a segurança no condomínio pós covid-19 é dos moradores, pois são eles que colocam em prática todas as medidas impostas pela administração.

Nesse intuito, sabemos que nos condomínios existem muitas formas de contato com outras pessoas, pois a circulação pelos pequenos corredores são intensas, dessa maneira é necessário manter esses e muitos outros cuidados após a pandemia.

uma mulher sentada aperta um frasco de álcool gel para higienizar as mãos para segurança do condomínio

Higienização

Continuar fazendo uso do álcool 70% para higienizar o ambiente, as mãos e os objetivos trazidos da rua, deve ser hábito que deverão permanecer. Assim como a retirada dos calçados para entrar no apartamento.

Evitar contato

Nós percebemos que o aperto de mão foi mortal para o contágio de muitas pessoas, e não somente o cumprimento em si, mas também tocar em algo que já foi tocado por outra pessoa.

Evite passar muito tempo sem lavar as mãos, evite pegar no corrimão da escada, se necessário, assim que tocar higienize suas mãos.

Continue evitando entrar em elevadores lotados, isso pode evitar muitas coisas, até porque não é somente o vírus da covid-19 que pode ser transmitido pelo ar.

Passeios

Se você possui animais de estimação, faça passeios dentro do condomínio e utilize os espaços de lazer que ele oferece. Assim você evita que seu animal possa estar trazendo contaminação da rua.

Utilizar os espaços dentro do condomínio é muito importante não somente para sua segurança física, mas também, imunológica. Então comece a praticar caminhadas, levar as crianças para o parque do condomínio.

Delivery

Manter o recebimento dos deliverys na portaria é uma ótima opção para segurança de todos e também o contato dos entregadores. Ao receber essa mercadoria você também já faz a higienização dela antes de entrar para seu apartamento.

Percebeu a importância de se manter as medidas de segurança no condomínio pós covid-19? Elas irão não somente proporcionar um ambiente limpo para você e sua família, mas também, trazer uma melhor qualidade de vida.

Essa qualidade de vida se estende a todos que passam pelo condomínio também, pois todos os funcionários que vivenciam esses hábitos irão levar para dentro de suas casas também.

Categorias
Artigos Geral

O que é Reconhecimento Biométrico?

O que é Reconhecimento Biométrico?

Prática, segura e eficiente, a biometria é muito utilizada como forma de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais.

No segmento de controle de acesso, além da impressão digital, é possível realizar a liberação ou o bloqueio de acesso de pessoas através de reconhecimento facial ou de íris.

Reconhecimento Facial

Antigamente, o reconhecimento facial era visto como algo muito inovador e as empresas acabavam ficando um pouco resistentes. Com o tempo, essa tecnologia ficou conhecida mundialmente, mudando totalmente, a visão anterior e fazendo parte do nosso presente.

Podemos notar que hoje tem aumentado muito o número de pessoas que utilizam smathphones, no qual a biometria facial combina perfeitamente, pois tem grande vantagem de praticidade e mobilidade.

Reconhecimento de Íris

O reconhecimento por meio da íris é considerado um dos mais seguros, por ser mais complexo. Para a leitura, que identifica pontos e anéis na faixa colorida do globo ocular, o processo dura apenas três segundos.

Para identificar um indivíduo dentre todos os cadastrados, o sistema tem a possibilidade de cruzar o resultado matemático com outro dado, como o RG, por exemplo. Ou pode usar esse resultado para buscar a pessoa no arquivo.

Independentemente da chave biométrica usada, esse tipo de liberação de acesso é muito seguro, sendo extremamente difícil driblá-lo. Isso porque as características biométricas de uma pessoa são únicas. Além disso, ela permite uma gestão completa do acesso dos colaboradores ao condomínio e dispensa o uso de chaves, senhas e cartões de acesso, que são facilmente clonados.

Categorias
Artigos Geral

Lei LGPD entra em vigor em 2020

Lei LGPD entra em vigor em 2020

Temos no Brasil uma nova lei específica para proteger dados e garantir a privacidade dos cidadãos. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (…) foi inspirada na regulação europeia, General Data Protection Regulation (GDPR), e define como indivíduos e entidades públicas e privadas devem tratar informações pessoais ou de qualquer outra natureza.

Apesar de só entrar em vigor em fevereiro de 2020, as empresas precisam compreender a nova norma a tempo de se adequarem às mudanças que se farão necessárias daqui para frente.

Agora, a LGPD surge para garantir proteção para pessoas e empresas e uso adequado das informações. Diante desse novo cenário, empresas públicas e privadas precisarão do consentimento dos clientes para coleta e uso de dados pessoais. Além disso, oferece a possibilidade de visualizar, corrigir ou até mesmo excluir determinados registros.

Antes de solicitar informações pessoais, como nome, telefone, endereço, estado civil, religião, etnia e escolaridade, as companhias brasileiras precisarão informar a finalidade dessa coleta e qual será o uso. Caso não haja o consentimento do usuário, o cadastro não poderá ser realizado e as informações não poderão ser obtidas por meio de outra fonte. Quem não seguir a regra poderá ser multado em até R$ 50 milhões e ser suspenso ou proibido de exercer novos manuseios de dados, interrompendo sua operação.

Para se adequarem às novas exigências, as organizações brasileiras precisarão ajustar diferentes aspectos internos, incluindo cultura, políticas e procedimentos que envolvem a implementação de tecnologias para garantir a segurança de usuários e negócios.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/lei-geral-de-protecao-de-dados-o-que-muda/

Categorias
Artigos Geral

6 dicas de segurança para deixar seu condomínio mais protegido

6 dicas de segurança para deixar seu condomínio mais protegido

1. Conhecer e seguir as regras e os procedimentos de segurança do condomínio;

2. Fazer treinamentos e simulações para garantir eficiência da equipe de segurança, em caso de alguma ocorrência;

3. Adotar procedimentos de segurança, como: dedo de pânico, tanto com os proprietários, quanto com seus familiares;

4. Renovar, periodicamente, o cadastro de condôminos e prestadores de serviço, mantendo fotos, telefones e demais dados sempre atualizados;

5. Manter sistemas e equipamentos com a devida manutenção, minimizando possíveis falhas;

6. Adotar equipamentos modernos de segurança eletrônica, como: Câmeras IPs, Catracas, Cancelas e reconhecimento Biométrico, para o controle de acesso, garantindo uma precisa identificação e autenticação. Sabemos que sua segurança e de sua família é primordial, por isso, nosso sistema de controle de acesso fica cada vez mais moderno para suprir as necessidades do seu condomínio. Seja você também um cliente Group Digital e mantenha seu lar seguro.